terça-feira, 17 de março de 2009

ONDE ESTÁ A COROA DE ESPINHO DE JESUS CRISTO?

O Livro " Novas Curiosidades", editado pela editora Conquista, RJ, no Quarto Volume, às fls. 76, trás um fato interessante, conforme abaixo transcrevo:

"ONDE ESTARIAM OS RESTOS DA COROA DE ESPINHOS DE JESUS CRISTO?

A relíquia, de que tanto fala S. Mateus no Evangelho, achar-se-ia na França ou em Roma.
Afirma-se que esse precioso objeto foi entregue em 1239 a Luís IX (São Luís), rei de França, e o presente, ganhou-o das mãos do rei de Jerusalém, João de Birene, e do imperador de Constantinopla, Balduíno.
Nos fins do século XVIII, em 1791, para alguns autores, teria essa coroa, já incompleta, sido entregue à guarda da igreja de Notre Dame de Paris.
Há quem diga que Pio X em 1905 levou a relíquia para o Vaticano.
Fora de dúvida é a afirmativa do apóstolo e evangelista São Mateus, autor do primeiro Evangelho do Novo Testamento, que esteve em companhia de Cristo. Diz ele que depois da tragédia do Gólgota a coroa, ainda com os espinhos intactos, ficou em poder dos algozes."

Um comentário:

  1. Essa coroa teria permanecido na Saint Chapelle de Paris, adquirida pelo rei Luís IX (São Luis) ao rei Balduino de Constantinopla, por cerca do custo de 3 vezes e meia a construção da capela, a fim de sagrá-la com uma relíquia relevante. Era a Capela real, ainda existente, do já quase totalmente demolido palácio da dinastia dos reis merovíngios franceses. Espero ter ajudado. Lucidio.

    ResponderExcluir